Cecília Meireles fala de Educação

Hoje vou falar um pouquinho de educação...

No livro de José Pacheco sobre a escola da Ponte (AMO), ele coloca uma citação de Cecília Meireles falando de educação. Na verdade ela critica a aulas de Graduação, de Pedagogia pra ser mais específica. Realmente, analisando o curso, é desanimador.

Fiz Pedagogia na Unisantos, começamos em 2005 com cerca de 60 alunos e nos formamos em 2008, com 20 alunos mais ou menos. O primeiro ano é muito teórico e acaba sendo chato e cansativo. Nunca fui do tipo de largar a aula para ir no barzinho do lado (gastar um dinheirão de mensalidade pra não ir é fod*), mas confesso que muitas vezes tive vontade de fazer. 

Tudo que aprendi lá foi válido, mas realmente eu aprendi na prática, no dia-a-dia com meus alunos, auxiliar, diretora e colegas de trabalho, pois em nenhuma aula e em nenhum livro me ensinaram o be-a-bá.

Hoje venho a aqui criticar a faculdade de Pedagogia, com uma ajudinha de Cecília Meireles. O curso parece que está acabando, vejo poucas pessoas com vontade de ser professora, primeiro pelo salário que é lastimável, escolas precárias, alunos sem educação...enfim N problemas.

Recebi um email ontem que falava sobre a relação Brasil X Educação:
"No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes.
Na educação é o 85º e ninguém reclama..."

Realmente é triste ver isso, é o Brasil ne??? Sempre me criticaram por eu falar mal desse país, mas é a realidade, tirando o tempo bom, calor, lugares lindos, desculpa mas ele é uma merda!!!! 
Enfim, como mudar??? Difícil não???

Diria que o primeiro passo é cada um fazer o melhor, ganhando muito ou pouco. Fico trsite quando vejo vários professores pegando licença sem realmente necessitar. Ver que em muitas escolas não tem professor, porque simplesmente pegaram folga e licença em pleno ano letivo.
Concordo que o governo deva colaborar, mas PROFESSORES pelo amor ne??? vamos trabalhar e se empenhar!!!

Mas uma vez, repito aqui que estou indo à Itália estudar como é a Educação lá. Já li vários livros sobre e sei que vou sentir uma tristeza e uma vergonha enorme pela educação brasileira. Mas espero dofundo do meu coração que isso melhore, pois não quero largar essa profissão que tanto amo. Já vi muitos pedagogos procurando outra área e isso é muito triste.

Um trechinho de Cecília Meireles:

O tema da educação de uma sociedade em mudança sempre ocupa o tempo de importantes intelectuais preocupados com os problemas brasileiros. E na década de 30, Cecília Meireles dedicou-se a essa tarefa de pensar questões fundamentais aos educadores, senão como prática pedagógica, pelo menos como ponto de partida para um trabalho de reflexão histórica sobre a escola e suas implicações na sociedade. Os textos da escritora podem ser conferidos no livro Crônicas de educação 2, novo lançamento da editora Nova Fronteira.

“Que lhes valeu todo o curso que fizeram durante longos anos? Em vão leram livros copiosos, beberam a caudalosa erudição dos catedráticos, fizeram provas... Palavras, palavras, palavras que o vento levou... As aulas de psicologia ficaram geladas nos livros; as de pedagogia fecharam-se nas caixas de jogos; as outras não levaram em si nenhum gérmen dessas duas, que são, no entanto, as indispensáveis a quem vai ser professor... Depois de tanto trabalho, terão de fazer por si mesmas, e com enorme esforço, aguilhoadas pela pressa de quem já está no quadro do magistério, toda a cultura técnica que ninguém pensou ou lhes pode fornecer no momento devido.” 


Livro:
Crônicas de educação 2 (coleção Obra em Prosa de Cecília Meireles)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...