Grupo de Formação Redsolare São Paulo – Abril/2013

 

IMG_2779O nosso encontro de abril ocorreu no Colégio Pueri Domus que fica no Verbo Divino. Assim que entrei já fiquei encantada com o espaço físico da escola.

Começamos o encontro com Nayara agradecendo a presença de todos no encontro de Março e dando às boas vindas aos que estão começando agora conosco. Apresentou o tema que norteou nosso encontro: Espaços e Ambientes – um início de conversa.

Danúbia Leal, estava presente no encontro falando um pouco mais da RedSolare, consolidando o nosso vínculo com a instituição.

O objetivo do nosso grupo é a troca de saberes, de experiência, o que podemos acrescentar um para o outro. Não é um curso com certificados e palestras maçantes, estamos juntos para discutir não só as práticas pedagógicas de Reggio Emilia, mas também as do Brasil.

Nesse encontro tivemos a participação de um engenheiro civil, o Charlie. Que há 15 anos criou o CEDUC. É uma empresa prestadora de serviços educacionais, especializada na criação e gestão de creches no interior das empresas. Atende atualmente a mais de 300 crianças na faixa etária de 4 meses a 2 anos. São filhos de funcionários (Pais e Mães) de renomadas empresas que se preocupam em oferecer o que há de melhor nesse benefício. Os Berçários CEDUC possuem excelente infra-estrutura além de profissionais qualificados que constantemente são submetidos a um processo de formação continuada. Nossa rotina é recheada de atividades pedagógicas como rodas de história, artes e de cuidados como banho e alimentação, mas um dos momentos mais esperados pelas crianças é o da visita. As mães no horário do almoço são convidadas a estarem com seus bebês, isto colabora para que este seja um projeto compartilhado.

Charlie mostrou alguns projetos e vídeos para nós, foi encantador. Tudo é lindo e faz muito sentido quando temos um engenheiro ao nosso lado para elaborar um projeto de acordo com as necessidades das crianças e dos professores.

Paramos para um coffee break e continuamos com a Leila, que fez um curso com o Juan Carlos Melo que é Atelierista em Bogotá-Colombia, sobre: Transformando os Ambientes para Aprendizagem, que ocorreu nos dias 5 e 6 de abril na Bahia.

Leila nos mostrou fotos do encontro e nos passou a importância dos ambientes não só em sala de aula, mas também na escola. Os ambientes devem ser elaborados para exploração, provocação, confrontação e reflexão das crianças.

Após as discussões, enfim chegou o momento de conhecermos a escola. A coordenadora e os professores foram acolhedores e nos mostraram e contaram um pouquinho da sua rotina na escola.

“Educar, na Educação Infantil do Pueri Domus, significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento da relação interpessoal. De ser e estar com os outros em uma atitude de respeito, afeto e confiança para o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste período consolida-se o processo de alfabetização, que é trabalhado desde os primeiros anos na escola.”

Vamos para um “passeio virtual” rs


Entrada das salas.

IMG_2772

Cada sala tem seus triciclo, seu tanque de areia e sua “varanda” (vamos chamar assim)

IMG_2786

A varanda é composta por mesas, lousa e um banheiro.

IMG_2826

IMG_2832

Todas as salas tem muitos murais, com um pouquinho de cada aluno e da sua rotina.

IMG_2791IMG_2804IMG_2817IMG_2818IMG_2819IMG_2840IMG_2844

As salas são grandes e contam com brinquedos, livros, murais, computador.

IMG_2802IMG_2803IMG_2805IMG_2816IMG_2822IMG_2823IMG_2842Nosso grupo:

11773_10201126625791491_1352134287_n

Pessoal, é isso! Até a próxima.
Beijinhosss

http://www.crechesceduc.com.br
http://www.pueridomus.sebsa.com.br/
Fotos tiradas por mim autorizadas pela coordenação

2 comentários:

  1. O encontro parece ter sido ótimo! As fotos ficaram ótimas também, hehe.

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  2. Realmente o lugar parece muito bom, super organizado.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...